Análise - Gp da China



O Gp da China foi surpreendente desde o início das atividades no circuito. Destaco dois pontos interessantes: A pole de Vettel no sábado e a corrida com chuva no domingo. A vitória de Vettel não considero surpreendente, pois não é de hoje que o garoto vem mostrando uma habilidade acima do normal e comparável a dos gênios Senna e Schumacher.

Baby Schumy, como é conhecido Vettel, pilotou ontem, apesar da pouca idade, como gente grande e ganhou sua segunda corrida em apenas 29 gp's disputados.

A RBR e Mark Webber devem ser citados também, visto que fizeram um trabalho excelente, o que resultou em uma inédita dobradinha para a equipe dos energéticos. Digamos que, dessa vez, a RBR literalmente "ganhou asas"!

Vamos a alguns pitacos:

- A BrawnGp pareceu ter enfrentado problemas por causa da chuva. Aparentemente o carro estava bem ajustado para o seco. Button nem Barrichello conseguiram acompanhar o ritmo das RBR's que pareciam estar melhor adaptadas às condições de pista molhada. Button passou Barrichello no começo da corrida e logo abriu uma distância segura. Terminou em 3° e continua na frente do campeonato com 21 pontos. Já o brasileiro, enfrentou problemas nos freios traseiros e não conseguiu andar no ritmo dos demais. Após o pit-stop, o carro melhorou e Barrichello fez a melhor volta da corrida, 1:52.592 na 42ª volta. Esse feito Rubens não conseguia desde o Gp do Japão de 2004! Terminou a corrida em 4° e ainda permanece na vice-liderança do mundial.

- A McLaren mostrou uma melhora considerável, mas ainda está longe de andar no mesma balada da Brawn e da RBR. Hamilton deu show na chuva, mas exagerou em alguns momentos e protagonizou algumas rodadas. Kovalaeinen finalmente conseguiu terminar uma corrida esse ano, chegando em 5° na frente do companheiro!

- Toyota viveu dois extremos nesse Gp. Glock fez uma corrida de recuperação. Largou em 19° e terminou em 7° e acabando de vez com as dúvidas que ainda restavam sobre sua competência! Trulli enfrentou problemas, não conseguia andar no ritmo dos demais e acabou abandonando após ser atingido por Kubica.

- Buemi, o patinho feio da F1, fez bonito e conseguiu levar a STR mais uma vez para a zona de pontuação. O garoto pode não ser um novo Vettel, mas tem um futuro promissor na F1! Bourdais ,por outro lado, não consegue se adaptar a categoria e, consequentemente, tem andado sempre atrás do companheiro de equipe. Se o francês não abrir o olho, Bruno Senna pode tomar seu lugar antes da metade do Mundial.

- Choronso... ops... Alonso, largou em segundo, mas resolveu abastecer pouco antes da saída do SC no início da prova. Talvez isso tenha prejudicado bastante sua corrida. Chegou em 9°, enquanto Nelsinho Piquet em mais uma atuação pífia chegou apenas em 16°.

- O que falar da Ferrari? Novamente deixou Felipe Massa a pé logo quando este vinha fazendo uma excelente corrida. Kimi também deve ter enfretado problemas, pois era facilmente ultrapassado pelos demais pilotos ao ponto de o Galvão Bueno falar: "Quer passar o Kimi? Pega um carro e entra na corrida!". A Ferrari tá FERRADA!

- A BMW fez mais uma vez papel de figurante. Poucas vezes os carros foram mostrados pela TV. Quem sabe com o difusor double-decker ela não venha a melhorar?

- Dessa vez a Force India merece comentários! Não é de hoje que Sutil vem mostrando vontade e capacidade ao guiar aquela carroça de rodas quadradas. Estava em 6° quando aquaplanou e infelizmente bateu. Um pouco de sorte seria excelente! Fisichella já deu o que tinha que dar... Triste fim de carreira pra ele.

- A Williams nem parece ser a Williams. Erraram novamente na estratégia, prejudicando Rosberg. Quanto ao Nakajima, parecia estar correndo em outro circuito, visto que adotava um traçado completamente diferente... FORA DA PISTA!!! Os dias dele na F1 só não estão contados, pois ele é piloto da Toyota e esta fornece motores à equipe de Frank Williams.

É isso ae, pessoal. Daqui a uma semana, tem mais Formula 1! Continuem acompanhando tudo aqui no blog!




Comentários

As mais lidas

GP da Europa - Treinos de Classificação

Gp Abu Dabhi - Análise